Na última quinta-feira, dia 7, o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES), da Câmara dos Deputados, promoveu o último debate de 2023, que irá compor o estudo sobre: Inteligência Artificial, Automação do Trabalho, Empregabilidade e Previdência, de relatoria do deputado federal Helio Lopes. Com o tema, Automação e Reflexos na Empregabilidade, o debate foi realizado com o objetivo de avaliar a complexidade das inteligências artificiais como tecnologia inovadora no mercado de trabalho.
“Ao longo desse ano realizamos algumas discussões que vieram a enriquecer nosso estudo sobre inteligência Artificial. Aqui, pudemos discutir e entender melhor como o mundo está se preparando para promover uma inclusão digital. Hoje, falamos dos possíveis impactos dessa nova tecnologia nos grandes segmentos do mercado de trabalho, as possíveis alterações no status social e remuneratório e vimos como podemos construir políticas públicas que mitiguem esses processos”, explicou Helio Lopes.
Nesta última reunião, o parlamentar recebeu o especialista em políticas de emprego e mercado de trabalho do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Aguinaldo Maciente, que falou sobre os estudos da OIT a respeito do tema e mostrou como o Brasil vem se preparando para a transição digital. Luiz Claudio Kubota, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), também esteve presente na discussão e falou sobre como a evolução da IA, popularizada pelo uso do Chat GPT, vai afetar, em um primeiro momento, o trabalho chamado de colarinho branco e, ainda, sinalizou como essas ferramentas poderão auxiliar no mercado de trabalho com o envelhecimento do país.
Confira a página oficial do Deputado Helio Lopes no site da Câmara dos Deputados
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gilson Geraldino, participou da discussão chamando atenção de todos para a importância de pensar a relação entre inovação, economia e sociedade. “A inovação, a economia e a sociedade se retroalimentam. Temos uma série de inovações que criam a possibilidade de novos produtos e serviços, novos mercados, novas profissões, como foi com a eletricidade e telefonia e não será diferente com o uso das inteligências artificiais. No entanto, estudos recentes comprovam que não há, ainda, redução do mercado de trabalho, que o efeito é mais para complementação do que para substituição de mão de obra”, afirmou.
Confira mais notícias no site do Deputado Helio Lopes
Esse estudo sobre Inteligência Artificial, relatado pelo deputado Helio Lopes, continuará em 2024. Ao final desse biênio 2023-2024, o estudo será publicado pela Câmara dos Deputados, dando diretrizes para a construção de políticas públicas nessa temática.