Helio Fernando Barbosa Lopes, 53 anos, cristão evangélico, casado, pró-vida, pai de 4 filhos, nascido em Queimados, um dos municípios mais violentos do Estado do Rio de Janeiro, e criado no Morro do Tempero, em Austin.
De origem pobre, na adolescência, para conseguir ganhar uns trocados, recolhia resto de comida (lavagem) na vizinhança do bairro Vila Guimarães, que alimentavam os porcos que sua tia Joana criava. Essa atitude o fez dar valor ao trabalho desde pequeno.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas ao longo de sua trajetória, Helio Lopes nunca perdeu a esperança e o desejo de superar todos os obstáculos para alcançar seus sonhos.
Antes de se tornar político, trabalhou como servente de obra, jardineiro e office-boy de uma madeireira. Em 1992, ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro por meio de concurso para a Escola de Sargento das Armas (ESA).
Por 27 anos, durante sua carreira militar, aprendeu sobre hierarquia e disciplina, onde também desenvolveu suas principais habilidades, como determinação e força de vontade, que o ajudariam a ultrapassar as barreiras que enfrentaria ao longo da vida.
Na eleição de 2018, com a ajuda do Presidente Bolsonaro, seu amigo e irmão de uma vida, Helio Lopes, também conhecido como Helio Negão e Helio Bolsonaro, foi o deputado federal mais votado no Estado do Rio de Janeiro, com 345.234 votos.
Como parlamentar, trabalhou incansavelmente defendendo o lema: Deus, Pátria, Família e Liberdade. Pautas fundamentais para o Brasil, que o levaram a sua reeleição em 2022.
Apesar das raízes humildes e das barreiras que enfrentou ao longo da vida, nunca se esqueceu dos ensinamentos de seus pais: respeitar o próximo, nunca desistir de seus objetivos e sempre acreditar em Deus. Sua história é exemplo de luta, superação, lealdade e coragem.