Na última sessão do plenário, nesta terça-feira, dia 5, foi aprovado, em forma de substitutivo, o projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra na comunicação de órgãos públicos. Com voto sim, o deputado Helio Lopes, explicou que o respeito à Língua Portuguesa é fundamental, que a palavra todes, por exemplo, não pode existir.
“Não podemos admitir que a linguagem neutra seja aplicada em qualquer tipo de comunicação. A Língua Portuguesa é para todos e precisa ser respeitada. Usar palavras como todes é um desserviço e acaba segregando e excluindo ”, pontuou o parlamentar.
Confira a página oficial do Deputado Helio Lopes no site da Câmara
O projeto, de autoria do deputado Junio Amaral, inclui a proibição do uso de formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, como “todes”, em qualquer comunicação dos órgãos públicos. Este projeto foi votado após a aprovação do projeto de lei que institui a política nacional da linguagem simples, com procedimentos que devem ser adotados por órgãos e entidades da administração pública para a comunicação com a população.
Confira as notícias do deputado Helio Lopes
“Colocar esse projeto do deputado Junio Amaral como substitutivo ao da política nacional da lingua é primordial, pois sabemos como parte da esquerda funciona e o que pode estar por trás de um projeto sobre linguagem simples. Precisamos defender a Língua Portuguesa e não deixar que subterfúgios sejam usados para colocar linguagem neutra em comunicados públicos. A linguagem simples deve ser efetivada, mas isso não significa uma linguagem errada, que desrespeite a Língua Portuguesa”, declarou Helio Lopes.