O deputado federal Helio Lopes realizou uma visita às instalações do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande, no Rio de Janeiro. A unidade da Marinha do Brasil realiza atividades de contra turno escolar para crianças da região que vivem em situação e vulnerabilidade social. No local, as crianças, que fazem parte do Programa Forças no Esporte (Profesp), recebem aulas de diversas modalidades esporte.
Durante a visita, o parlamentar conheceu as instalações esportivas e interagiu com as crianças e adolescentes que fazem parte do programa. Na sequência, ele percorreu as instalações do CIAMPA, como o setor de saúde, salas de aula, área de pistas e simulador de tiro. Além disso, observou as adaptações que a unidade realizou para receber as primeiras mulheres a ingressar no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, já em 2024.
“Fico muito feliz em ver como a Marinha do Brasil recebe essas crianças e realiza o trabalho de formação desses pequenos jovens, não só nas atividades esportivas, mas também na formação moral, de valores. Fico muito honrado em saber que alguns jovens participantes desse projeto estão realizando o concurso e entrando para servir às forças armadas”, destacou o parlamentar.
Ao final da visita, Helio Lopes realizou a entrega formal de uma ambulância, que irá atender aos militares e aos alunos participantes do projeto. “Por meio de emenda parlamentar conseguimos ampliar a capacidade de atendimento de saúde desse centro de formação. É uma satisfação muito grande saber que podemos contribuir para a saúde dos militares e, principalmente, desses jovens que vivem em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro”, concluiu.
Conheça a página oficial do Deputado Helio Lopes na Câmara dos Deputados
Como funciona o Profesp
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. Tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a inclusão social através do esporte. É também um fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, em áreas de vulnerabilidade social. O PROFESP foi formalizado pela Portaria Normativa Interministerial nº 2.203, de 26JUL2013 do MD.