Na última terça-feira, dia 9, a Câmara dos Deputados retomou as audiências públicas do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) com o tema, “Profissões em Risco: Inteligência Artificial e a Empregabilidade”. O deputado Federal Helio Lopes, relator do estudo, coordenou a reunião. “A I.A já é uma realidade em nosso dia a dia e a cada minuto assume um papel diferente em nossas vidas. Por isso, nós, parlamentares, precisamos estar atentos ao tema, entender seus desafios e os impactos sociais que podem causar”, declarou.
De acordo com Helio Lopes é preciso ouvir especialistas, profissionais do mercado e pesquisadores do tema para que políticas públicas sejam implementadas da melhor forma. “Toda mudança tecnológica acaba por impactar alguns empregos, mas se estivermos preparados, sabendo quais são os riscos reais, as pessoas que serão mais afetadas, poderemos garantir a inclusão digital e mitigar essas possíveis perdas”, afirmou.
De acordo com um dos gerentes em São Paulo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marcello Luiz de Souza Junior. “O resultado líquido dos impactos da inteligência artificial é incerto, dependerá de empresas e trabalhadores”, disse, ao apresentar um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado em janeiro, que conclui que no Brasil, 22% dos empregos seriam afetados de forma negativa, mas 19% acabariam beneficiados. “Os 59% restantes não estão expostos a IA. Os efeitos no País se aproximariam daqueles previstos nas economias emergentes”, explicou.
Para o pesquisador do Instituto Cappra, Thiago Manke, devemos quebrar esse medo das pessoas com a IA. “As novas tecnologias estão mais acessíveis. Já existem na internet aplicativos de IA simples e gratuitos, por meio dos quais um microempreendedor conseguirá melhorar o desempenho do negócio”, disse.
Já para o executivo da Fablab Recife, Edgar Andrade, “É preciso criar condições para quem produz bolo de pote na favela conseguir gerar mais e melhores receitas. Afinal, muita gente ficará de fora com a agenda tecnológica, e o empreendedorismo será a alternativa”, afirmou.
A audiência pública contribuirá para o relatório final do estudo “Inteligência artificial, inclusão digital, automação do trabalho, empregabilidade e previdência”, que vem sendo trabalho no biênio 2023/2024.
O que é o Cedes
O Cedes é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados com 23 parlamentares dedicado a discutir de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.
Acompanhe mais notícias sobre o Deputado Helio Lopes
Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 33 trabalhos, muitos dos quais transformados em lei ou incorporados na administração pública. Os documentos produzidos pelo Cedes podem ser baixados gratuitamente aqui. (https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes)
Acompanhe a página oficial do Deputado Helio Lopes no Site da Câmara dos Deputados