“Inteligência Artificial, automação do trabalho, empregabilidade e previdência” serão os novos temas de trabalho do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados para o biênio 2023-2024. O estudo, que será relatado pelo Deputado Federal Helio Lopes, tem como objetivo contribuir para a inclusão digital, fornecendo soluções criadas por Inteligência Artificial (IA) que permitam o acesso de mais pessoas à Internet e às ferramentas digitais.
Acompanhe a página oficial do Deputado Helio Lopes no site da Câmara dos Deputados
Para o parlamentar, relatar esse estudo é de extrema importância, pois a Inteligência Artificial já é uma realidade em nosso dia a dia e a população precisa estar preparada para trabalhar com essa nova tecnologia. “A inteligência artificial está em constante transformação, mas o que realmente importa é o que podemos entregar como política pública, de forma a aumentar a empregabilidade, uma vez que sabemos que algumas profissões serão suprimidas e novas surgirão. Portanto, a sociedade precisa estar pronta para as mudanças”, afirmou.
Tendo em vista todas essas transformações sociais trazidas pela Inteligência Artificial, o estudo também propõe a implementação de políticas de requalificação e reorientação profissional, visando garantir a empregabilidade das pessoas afetadas pela automação. O plano de estudos, aprovado na última quarta-feira, dia 21, também pretende discutir o uso da inteligência artificial na previdência, a fim de auxiliar na detecção de fraudes e na gestão dos fundos previdenciários.
O que é o CEDES?
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo composto por 23 parlamentares, com a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa.
O trabalho do colegiado é dedicado a temas de caráter inovador ou com potencial para transformar as realidades econômica, política e social do país.
Acompanhe os projetos do Deputado Helio Lopes
O Centro produz documentos de alta especialização técnica, que incluem projetos de lei e/ou indicações ao Poder Executivo. Desde sua instalação, em 2003, foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já se tornaram lei ou foram incorporados pelos governantes, como Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré-Sal.
As publicações podem ser baixadas gratuitamente pelo link https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas no site livraria.camara.leg.br
O CEDES foi instalado por Ato da Presidência de 28/05/2019.