Desrespeito! Essa é a palavra de ordem hoje. Não consigo definir de outra forma a proposta do governo, segundo reportagem do metrópoles, que diz: “Governo vai propor aumento para 30% nas cotas raciais em concurso”.
Isso só me mostra que, parte da esquerda, principalmente aquela que “cuida” das questões raciais, tem buscado constantemente dividir a sociedade brasileira. Desde 2014, se você não é um negro heteroidentificado, parece que seus estudos, esforços e investimentos pessoais não recebem o devido respeito.
Todo candidato a concurso público sabe o sacrifício que é se dedicar aos estudos, principalmente, em termos de tempo e recursos financeiros necessários para uma preparação adequada. No entanto, mesmo após todo esse investimento, você pode ser eliminado, simplesmente, por não se encaixar em critérios raciais. Pior ainda, se você se identifica como pardo e, após passar por um “tribunal racial”, como são chamadas as bancas de heteroidentificação, não for considerado negro, você fica impedido de ingressar no serviço público ou, então, vai ter que travar uma batalha judicial para provar que é negro.
Para dificultar ainda mais a vida dos mais pobres desse país, o governo liderado por Lula, agora, planeja enviar ao Congresso um projeto de lei que não apenas mantém essa abordagem, mas também pretende ampliar a reserva de vagas com base em critérios raciais de 20% para 30%. E o projeto, ainda, inclui subcotas específicas para mulheres negras, que não está prevista na Lei de Cotas, o que considero um absurdo e um desrespeito com você, concurseiro!
É por isso que reitero aqui meu compromisso com a sociedade brasileira de combater essa forma de segregação racial. Acredito que o mérito e a capacidade de um indivíduo devem ser os critérios primários para qualquer forma de ascensão social ou profissional, independentemente da cor da pele. Além disso, proponho o Estatuto da Oportunidade Social, onde a verdadeira equidade social acontece, privilegiando assim os mais pobres, sejam eles, brancos, pretos, pardos ou amarelos.
Leia, meu artigo Nossa Cor é o Brasil e entenda um pouco mais sobre a minha proposta. Conto com vocês nessa luta.
Deputado Helio Lopes, 22 de setembro de 2023.