Na última quarta-feira, dia 15, a Câmara dos Deputados iniciou o processo de instalação das comissões, grupos temáticos que debatem e votam propostas legislativas relacionadas a seus temas. Esse ano, o Partido Liberal (PL), que possui a maior bancada da Câmara, conduzirá cinco comissões: Saúde, Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Esporte, Previdência, Assistência Social, Infância Adolescência e Família e a de Fiscalização Financeira e Controle. O Deputado Federal Hélio Lopes participará de três, são elas: Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, Saúde e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado Direitos Humanos.
Acompanhe as atividades do deputado Helio Lopes
A composição é renovada a cada ano. Cada uma tem um presidente e três vice-presidentes, eleitos por seus pares. É nas comissões que se estuda a conveniência de uma proposta legislativa, inclusive com debates que contam com a participação da sociedade. São 30 comissões permanentes em funcionamento; além delas, há outras dezenas de comissões temporárias — onde se incluem as parlamentares de inquérito (CPIs) — e as mistas, formadas por deputados e senadores.
As comissões também fazem pareceres sobre as propostas antes de irem ao Plenário ou votam em caráter conclusivo sem a necessidade de passagem pelo Plenário da Casa.
Para obter informações sobre cada comissão, basta acessar o portal da Câmara. Lá vocês encontram páginas específicas de cada uma, onde é possível pesquisar, por exemplo, a composição do colegiado; a pauta e o resultado das reuniões, com respectivos áudios e vídeos; e os projetos em tramitação.