CEDES promove debate sobre Inteligência Artificial

CEDES promove debate sobre Inteligência Artificial

Estudo relatado pelo deputado federal, Helio Lopes, visa aprimorar as políticas públicas na área de Inteligência Artificial
Compartilhe com seus amigos e familiares:

 

O Centro de Debates e Estudos Estratégicos (CEDES), da Câmara dos Deputados, promoveu, na última semana, uma audiência pública com o tema: “Inteligência Artificial e influências no mundo trabalho e na manutenção do equilíbrio financeiro e atuarial da previdência social”. O objetivo da audiência, que reuniu especialistas no assunto, foi aprofundar os estudos sobre a inteligência artificial, analisar, e sugerir aperfeiçoamentos para os programas e políticas de inclusão digital em andamento.

“A inteligência Atificial já é uma realidade no nosso dia a dia, a cada minuto novas ferramentas de IA estão surgindo e, por isso, precisamos pensar em políticas públicas que utilizem essa tecnologia e que sejam inclusivas. Tenho certeza que a IA veio para transformar a nossa realidade e nossa relação com o trabalho, por isso, fiz questão de relatar esse estudo. Nós, parlamentares, precisamos estar atentos a essa nova realidade e entendendo como a Inteligência Artificial vem sendo abordada mundialmente”, explicou o deputado Federal Helio Lopes, relator do estudo: “Inteligência Artificial, Inclusão Digital, Automação do Trabalho, Empregabilidade e Previdência”.

Para Helio Lopes, os subsídios colhidos nessas audiências também irão permitir a elaboração de proposições consideradas pertinentes para a área. “Como legisladores, precisamos agir para garantir que a transição  para uma economia mais digital e automatizada seja justa e inclusiva. Precisamos desenvolver políticas que não apenas abordem os desafios imediatos, mas também preparem nossa sociedade para as oportunidades e desafios de longo prazo”, disse o parlamentar.

ACOMPANHE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O DEPUTADO HELIO LOPES

Durante a audiência, os especialistas convidados compartilharam suas perspectivas sobre como a IA está remodelando o mercado de trabalho e a economia. O professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília, Daniel Cajueiro, por exemplo, destacou o potencial da Inteligência Artificial para gerar crescimento econômico e criar novos empregos. No entanto, ele também enfatizou a necessidade de uma regulação cuidadosa para garantir segurança, ética e transparência.

Já a procuradora Regional da República, do Ministério Público Federal, Zélia Pierdoná trouxe à tona a questão crítica da sustentabilidade da seguridade social na era da IA. “Com a automação impactando principalmente os trabalhos não intelectuais, é essencial repensarmos as fontes de financiamento da seguridade social”, destacou.

Ficou a cargo da diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristina Lavalkievicz,  abordar a importância da inclusão digital e da qualificação profissional. “A tecnologia, sendo a nova linguagem do mundo moderno, não deve ser um fator de exclusão, mas sim um meio de combater a pobreza e promover a igualdade”, argumentou.

Para Juliano Maranhão, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo- FDUSP, a discussão do cenário geopolítico da IA é fundamental. “O Brasil precisa se posicionar como líder em processamento de linguagem natural e outras tecnologias de IA. Por isso, defendo e incentivo a parcerias público-privadas e o investimento em startups para fomentar o desenvolvimento tecnológico”, sinalizou.

 

Por fim,o ex- subsecretário do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine Costanzi, destacou os desafios do financiamento da previdência social diante do envelhecimento da população e da transformação do mercado de trabalho. Ele salientou a importância de adaptar as políticas públicas para maximizar os benefícios e minimizar os riscos trazidos pela IA.

“ Diante de todas essas colocações, continuaremos a dialogar e a trabalhar em conjunto com especialistas, setor privado e a comunidade para moldar um futuro onde a tecnologia seja uma força para o bem, promovendo um desenvolvimento econômico mais justa e inclusiva”, concluiu o deputado Federal, Helio Lopes, relator do estudo.

O que é o CEDES?

O Cedes, Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.

Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes.

O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitoria (PP-ES).

As publicações podem ser baixadas gratuitamente aqui  ou podem ser adquiridas na Livraria da Câmara.

Compartilhe com seus amigos e familiares:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *