Helio Lopes no combate as drogas

Helio Lopes protocola plebiscito para definir a pobreza como critério de acesso às políticas públicas

O deputado federal acredita que a pobreza não tem cor, por isso o acesso às políticas públicas não devem ser por cor/raça
Compartilhe com seus amigos e familiares:

No dia em que se comemora a consciência negra, o deputado Federal Helio Lopes reforça o seu posicionamento de que a pobreza não tem cor e convoca um plebiscito para consultar o eleitorado sobre a adoção do critério de cor/raça para acesso às políticas públicas no Brasil. “O povo precisa nos dizer: O Brasil deve adotar o critério de pobreza no lugar do critério de cor/raça para acesso às políticas públicas?”, declarou o parlamentar.

 

De acordo com Helio Lopes, o critério de pobreza deveria ser o único para acesso às políticas públicas. “Só vamos transformar a sociedade quando entendermos que a oportunidade social é o único caminho para isso. Afirmar que a pobreza está necessariamente ligada à cor negra acaba por implementar uma política de exclusão social entre aqueles que são vulneráveis, negando acesso aos mais necessitados a políticas públicas com base unicamente na cor da pele”, explicou.

Para o parlamentar, o momento para  convocação do plebiscito não poderia ser mais oportuno, uma vez que o tema vem sendo tratado de forma mundial. “Até mesmo nos Estados Unidos, país que tradicionalmente possui suas relações marcadas por políticas de segregação, a utilização de cotas para ingresso nas universidades foi colocada em xeque. Inclusive, considerada inconstitucional, justamente porque a seleção baseada unicamente na cor não tem como revelar a contribuição de um indivíduo para um ambiente educacional diverso”, afirmou.

Acompanhe os projetos do Deputado Helio Lopes 

Helio Lopes explicou ainda que essa iniciativa tem como objetivo priorizar a vontade popular e dar oportunidade ao cidadão brasileiro de se manifestar. “Com a aprovação do plebiscito o povo poderá se manifestar e escolher qual critério quer que seja utilizado para acesso às políticas públicas. Precisamos permitir que a vontade popular prevaleça. E caso o critério de pobreza seja o escolhido, passaremos a ter um critério que permitirá uma mensuração objetiva de situações de vulnerabilidade social. Temos que lembrar sempre que a pobreza não tem cor, que somos um só povo, um só Brasil”, concluiu o parlamentar.

Caso você concorde com essa proposta, peça que seu parlamentar apoie esse projeto.

Acompanhe a página do Deputado Helio Lopes no site da Câmara dos Deputados 

Compartilhe com seus amigos e familiares:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *