O deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) foi um dos destaques no lançamento do livro “Edificando a Nação”, ocorrido na última sexta-feira (7), durante o evento nacional do PL Mulher, em Brasília. A obra, idealizada por Michelle Bolsonaro, reúne testemunhos de lideranças políticas e sociais que atuam com base em valores como fé, família e liberdade.
Durante a cerimônia, a eterna primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentou o parlamentar de forma descontraída ao público, chamando-o de ‘segundo-damo’, por sua amizade com Jair Bolsonaro e proximidade com a família do presidente. O deputado, conhecido por sua atuação firme no campo conservador e contrário às cotas raciais, contribuiu com o capítulo “Negro de Direita: Protagonismo sem vitimismo”, no qual compartilha sua visão sobre identidade, meritocracia e superação sem apelo ao vitimismo racial.
No texto, Helio destaca sua trajetória de vida e sua convicção de que é possível ocupar espaços de poder como homem negro sem depender de narrativas identitárias ou cotas raciais. “Sou negro, sou conservador e acredito na oportunidade social, que não divide o país em brancos e não brancos, mas que permite ações para os que mais precisam, de acordo com critérios de pobreza e não de cor”, afirma o deputado em sua contribuição à obra.
O evento contou com a presença de grandes lideranças do Partido Liberal, incluindo o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, além de parlamentares de várias regiões do país. A iniciativa reforça o papel do PL Mulher na mobilização política de base e na valorização de lideranças femininas e aliadas em todo o Brasil.
Com temas variados que vão desde políticas públicas até experiências pessoais de superação, a obra Edificando a Nação será distribuída em encontros partidários e ações de formação política. A participação de Helio Lopes reafirma seu protagonismo como uma das principais vozes negras do conservadorismo brasileiro.